Juliano De Dea Lindner


Farmacêutico Bioquímico
Master em Food Safety Technology
Ph.D. em Food Science and Technology

Professor no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis e nos programas de pós-graduação em Ciência dos Alimentos (PPGCAL – UFSC) e Biotecnologia e Biociências (PPGBTC – UFSC).
O Prof. Juliano se formou como Farmacêutico Bioquímico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), concluiu na Itália um Master em Food Safety Technology na University of Parma (UNIPR) e obteve o Doutorado em Food Science and Technology, também pela UNIPR, defendendo a tese “Traditional and innovative approaches to evaluate microbial contribution in long ripened fermented foods: the case of Parmigiano Reggiano cheese”. Concluiu um pós doutorado em Biotecnologia Agroalimentar no programa de pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Após o Master, exerceu a função de assistente de controle de qualidade na empresa Parmalat Itália S.p.A. Foi professor adjunto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Departamento de Engenharia de Alimentos. Fundou as empresas Incorpore Foods Ltda no Brasil e Nutriplus S.r.l. na Itália. Foi chefe do departamento CAL. Fundou e é o líder do grupo de pesquisas “Tecnologia de Alimentos e Bioprocessos”.
É consultor para a indústria de alimentos no desenvolvimento de processos e de produtos de natureza tecnológica com mais de 60 SKUs atualmente no mercado mundial. Membro da Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros (REPEQUAB) e da International Dairy Federation (FIL-IDF) no Comitê Internacional Permanente Higiene Microbiológica e no Comitê Brasileiro Higiene e Segurança. 
Em 2011 recebeu premio de subvenção econômica através do programa Sinapse da Inovação (Operação 2010) da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) com a Incorpore Foods como a primeira empresa contemplada da área de alimentos.
O professor Juliano realizou projetos de pesquisa nacionais e internacionais relacionados a diferentes aspectos da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Publicou (até 17/08/2021) 54 artigos científicos em revistas internacionais (789 citações, H-index 14). Atualmente é editor associado dos periódicos científicos Journal of Food Research, Frontiers in Microbiology, Frontiers in Nutrition, Foods, Frontiers in Food Science and Technology and American Journal of Current & Applied Research in Microbiology.